Os Pensamentos de PAULO FREIRE, por ANDRÉ AZEVEDO

 

 Os Pensamentos de Paulo Freire por André Azevedo da Fonseca!


 


Agradecimentos especiais aos Apoiadores do Projeto!


 

Prefácio do Professor André Azevedo da Fonseca, a respeito da Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire - abrindo a Coluna Os Pensamentos de Paulo Freire por André Azevedo, aqui no PORTAL Campo e Cidade!

 

 



 Capítulo I

Primeiras Palavras - Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire (Parte 1)

Os Pensamentos de Paulo Freire por André Azevedo da Fonseca

Está no ar o novo vídeo da série Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire. Este vídeo discute o princípio de que todo conhecimento é inacabado, no sentido de que é um processo que se desenvolve continuamente. O próprio ser humano é um projeto ainda inconcluso. Uma educação humanizadora, portanto, é aquela em que o sujeito participa dos processos de construção do conhecimento e de reinvenção da humanidade com a sua inteligência e a sua sensibilidade. Mas para isso, é preciso superar a consciência ingênua e desenvolver a consciência crítica por meio de uma educação humanizadora. Todos estão convidados para assistir ao vídeo e interferir  nas ideias de Paulo Freire, registrando as suas interpretações no fórum! https://goo.gl/sEUQvp


 Toda Educação é Política - Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire (Parte 2)

Os Pensamentos de Paulo Freire por André Azevedo da Fonseca

Desta vez explico o caráter político dos projetos pedagógicos e demonstro de que modo as mais diversas ideologias estão presentes nas práticas educativas. A partir de Paulo Freire, explico também que o discurso da neutralidade costuma ser apenas uma forma de ocultar o direcionamento ideológico na escola. Penso que pode ser um bom ponto de partida para um debate lúcido e interessante sobre as visões de mundo, os pontos de vista e os condicionamentos políticos na educação. Para quem ainda não leu Paulo Freire, vale a pena ver o vídeo antes de comentar! ;) https://goo.gl/6j0g8y


 Capítulo 1 - Não há Docência sem Discência - Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire

Os Pensamentos de Paulo Freire por André Azevedo da Fonseca

Para Paulo Freire, não há docência sem discência: as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças, não se reduzem à condição de objetos um do outro. Inscreva-se http://goo.gl/c8umi9

Historicamente, antes das escolas, as pessoas aprendiam socialmente. E foi aprendendo no próprio cotidiano que ao longo dos tempos mulheres e homens perceberam que era possível e,  depois, que era preciso trabalhar maneiras, caminhos e métodos de ensinar. Aprender veio antes de ensinar. Ou melhor, ensinar se diluía na experiência primeira de aprender. Por isso Paulo Freire argumenta que aquilo que não foi "apreendido" não pode ser realmente "aprendido". Só há validade no ensino em que o aluno se torna capaz de recriar o que aprendeu. https://goo.gl/pdO39t

 


 Capítulo 1.1 - Ensinar Exige Rigorosidade Metódica - Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire

Os Pensamentos de Paulo Freire por André Azevedo da Fonseca

Um professor verdadeiramente democrático é aquele que não apenas tolera, mas encoraja o questionamento, o debate e a crítica dos alunos ao conteúdo da matéria. O ato de ensinar não se esgota no oferecimento superficial do conteúdo, mas ele só se realiza quando cria as condições para a aprendizagem crítica. Saiu hoje o novo episódio da série Pedagogia da Autonomia, que discute o capítulo 1.1 e todos os outros posteriores da Série. Vejam lá. http://goo.gl/jq1CIG


 

Capítulo 1.2 - Ensinar Exige Pesquisa - Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire.

Não há ensino sem pesquisa e nem pesquisa sem ensino. O questionamento, a busca e a aprendizagem fazem parte da natureza da prática docente.


 

Capítulo 1.3 - Ensinar Exige Respeito aos Saberes dos Educandos - Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire.

 O professor e a escola têm o dever de não só respeitar os saberes dos alunos, como também discutir a relação desses saberes com os conteúdos da disciplina.


 

Capítulo 1.4 - Ensinar Exige Criticidade - Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire

Para Paulo Freire, uma das tarefas fundamentais da prática educativa é o desenvolvimento da curiosidade crítica, aquela que se aproxima do conhecimento sem se submeter a ele.


 

Capítulo 1.5 - Ensinar Exige Estética e Ética - Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire.

A superação da ingenuidade e a conquista da criticidade devem ser realizadas ao lado de uma rigorosa formação ética. Não é humanista uma formação que promove sujeitos críticos, porém, cínicos.

 


 

Capítulo 1.6 - Ensinar Exige a Corporificação das Palavras pelo Exemplo - Pedagogia da Autonomia.

 Não há como ensinar se o seu próprio exemplo não é uma confirmação viva do que você ensina. Quando a prática contradiz o discurso, não se criam vínculos de confiança para a aprendizagem.


Capítulo 1.7 - Ensinar Exige Risco, Aceitação do Novo e Rejeição a Qualquer Forma de Discriminação.

Para educar e para se educar é indispensável manter um espírito de abertura e disponibilidade para o novo. E é preciso também que o professor aprenda a lidar com o risco com mais naturalidade.


 

Capítulo 1.8 - Ensinar Exige Reflexão Crítica Sobre a Prática - Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire.

Na pedagogia da autonomia, o ensino e a aprendizagem envolvem o movimento dinâmico e dialético entre o "fazer" e o "pensar sobre o próprio fazer".


 

Capítulo 1.9 - Ensinar Exige o Reconhecimento e a Assunção da Identidade Cultural (Parte 1)

É na relação entre as pessoas, no respeito às identidades culturais que podemos criar as condições para que todos e todas assumam a sua condição de sujeitos.

 


 

Capítulo 1.9 - Ensinar Exige o Reconhecimento e a Assunção da Identidade Cultural (Parte 2)

Alunos não aprendem apenas na sala de aula. Eles vivenciam as mais variadas experiências de aprendizagem nas suas relações cotidianas com toda a comunidade escolar. Inscreva-sehttp://goo.gl/c8umi9

 


 

Capítulo 2 - Ensinar Não é Transferir Conhecimento - Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire

 

 

Na perspectiva da pedagogia da autonomia, quando o professor entra em sala de aula ele já se mantém imediatamente aberto às dúvidas, às curiosidades e às inquietações dos alunos, Inscreva-sehttp://goo.gl/c8umi9

 


 

 


Inscreva-se http://goo.gl/c8umi9

Confira a série completa https://goo.gl/W5unlg
Curta a página no Facebook https://www.facebook.com/pedagogiaautonomia

Roteiro, direção e apresentação
André Azevedo da Fonseca

Realizadores
Edudream http://www.edudream.co
Costureiras de Histórias
Adriano Espíndola Cavalheiro
Cristina Amorim
Jose Cezar Pimentel da Silva

Produtores executivos:
Abigail Silva , Ana Paula Pajaro, Ananda Gabriel Matos, Andrea C. Centeno R. da Cunha, Antonio Serra, Aparecido Passarelli, Bruno Mazzo, Carlos von Sohsten, Gustavo Lopes Perosini, Héctor Pittman Villarreal, Indiara Ferreira, Júlio Prado, Kennedy Piau Ferreira, Luís Fernando Oliveira, Luiz Carlos Jeolas, Marcelo Silva, Márcia de Fátima Martinez, Marta Rosenaide Lucena, Michelle Reis, Natalia Aparecida Morato Fernandes, Paulo Machado, Ricardo Moraes Cardoso Pereira Filho, Rogério Francisco Borges Pereira Faria, Vinícius Silva Flausino, Zilda Andrade

Incentivadores
Ana Elisa Santana, Antonio Luiz Gonçalves Albernaz, Camila Barbosa Martins Nogueira, Carla de Oliveira Tôzo, Clarissa Paulo Barreira, Cleusa Rocha Asanome, Daniel Burle Orlandine, Daniel Fernando Francener, Fabiola Gomes, Gabriel Gauss de Moraes Morais, Glaucio Henrique Chaves, Ilce Mara de Syllos Cólus, Lucas Maier, Pris Normando, Priscila Drumond Pinheiro, Ralfer Zaidan, Tais Oliveira Peyneau, Vanessa Ferreira Pinheiro. William Grasel

Apoiadores
Alexandra Bujokas de Siqueira, Alina de Almeida Linch Silva, Augusto Cesar de Castro, Danielle Sales, Elisa Maria Furtado de Mendonça, Fabrício Alves, Felipe Caruso, Felipe Mateos, Iara Fernandes, Juliana Reis, Livia Maria Macedo, Mabel Nyland, Paulo Roberto de Oliveira, Quilédia Cristina Scaranello, Rafael Fernando da Fonseca, Renato Garcia, Ricardo Costa, Talitha Brinati Dornelas, Tânia Mara Garcia, Thais Helena de Syllos Cólus, Thiago Henrique Ramari, Thiago Riccioppo.

E mais dezenas de apoiadores listados no primeiro vídeo de introdução da série -- https://youtu.be/Bc-ioue8bPM

 


 André Azevedo da Fonseca nasceu na cidade de Uberaba, Minas Gerais.

Foi  aluno e posteriormente; professor na Uniube/Universidade de Uberaba, na década anterior e atualmente é Professor da Universidade Federal de Londrina, Paraná.

André Azevedo tem seu Canal Oficial no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCKKJpBveT8vWVNfLQ-MvZMg Veja e também inscreva-se no Curso OnLine sob a Pedagogia da Autonomia!

 


 

BAIXE o APP do NOSSO PORTAL CAMPO e CIDADE, na LOJA PLAY STORE:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wPortalCAMPOeCIDADE_9490195